Fifa fará antidoping surpresa em todos os jogadores que disputarão a Copa
Diretor médico da entidade confirmou que as análises das amostras serão feitas na Suíça
POR FERNANDO H. AHUVIA - DIRETO DE SÃO PAULO
A Fifa anunciou na manhã deste sábado, durante um evento em São Paulo, que todos os jogadores que disputarão a Copa do Mundo serão submetidos a pelo menos um exame antidoping surpresa antes do início do torneio. Jiri Dvorak, diretor médico da entidade, confirmou que essa será a primeira vez que será tomada essa postura.
A partir do dia 1º de março, quando todas as seleções já terão informado a programação de treinos e amistosos, a Fifa deverá começar a realizar os exames.
- Todos jogadores serão testados pelo menos uma vez. Simplesmente vamos aparecer e não vamos avisar antes para ser surpresa. As equipes precisam passar suas localizações para a gente e a partir disso vamos definir onde vamos. É a primeira vez que fazemos isso – explicou Dvorak.
- Vamos usar o passaporte biológico, que junta parâmetros de sangue e urina, e o último teste positivo foi em 1994 com o Maradona. De lá pra cá, a Fifa tem utilizado uma estratégia de educação e prevenção. Queremos continuar sem doping na competição – completou.
Análises serão feitas na Suíça
Jiri Dvorak também declarou que as análises serão feitas na Suíça, porque a Ladetec, único laboratório brasileiro que era credenciado pela Wada (Agência Mundial Antidoping, na sigla em inglês), foi descredenciado.
No mesmo dia em que forem colhidas, as amostras serão levadas para São Paulo e terão como destino final Lausane, onde fica o laboratório que será usado no Mundial.
- É um desafio levar todas as amostras para a Suíça, mas a agencia antidoping tomou essa decisão. Tem voos noturnos de São Paulo para lá, então as amostras chegam na manhã do dia seguinte na Suíça. Elas serão transportadas em caixas térmicas especiais para que não sejam danificadas no transporte. Acredito, que em 48 horas após o jogo, a gente tenha o resultado do exame – disse o diretor médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário