Eurico: 'A Lei Pelé foi feita por idiotas'
Convidado especial do programa Estação Futebol da Rede Vida de Televisão, na segunda-feira à noite, o presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda, falou do que mais gosta: futebol. Em entrevista exclusiva ao Futebol Interior, o cartola vascaíno revelou tudo que pensa sobre o futebol, não poupando seus desafetos como Pelé, o jornalista Juka Kfouri, a CBF e Ricardo Teixeira e até o técnico Vanderlei Luxemburgo.
O que você acha de Lei Pelé?
Ela foi feita por idiotas. Veio para minar e destruir a base, que são os clubes, responsáveis pela formação de jogadores no Brasil.
O Pelé não foi bem assessorado?
O Pelé não poderia fazer nenhuma lei porque ele não sabe escrever duas palavras. Quem fez isso foi gente como o Juca Kfouri (jornalista da CBN e colunista do Lance) e alguns outros que não conhecem a realidade do futebol brasileiro.
Quais os efeitos diretos da lei sobre os clubes?
Os clubes perderam os direitos sobre os jogadores. Como então podem investir na categorias de base? O Vasco, por exemplo, mantém 270 garotos, com alimentação, educação, assistência médica e dentária. Mas, de repente, corre o risco de perder um garoto que se destaca pelo ataque de algum aliciador.
Você é contra a ação de empresários e procuradores?
Sou contra aliciadores de jogadores. Da noite para o dia, os clubes perderam o controle sobre os jogadores e eles ficaram nas mãos destas pessoas. E o que eles investem? Absolutamente, nada. Então que raio de lei é esta?
Mas o Pelé diz que a lei acabou com a escravidão que viviam os jogadores?
É uma mentira. Os jogadores nunca foram escravos, mas apenas funcionários dos clubes. E nos grandes clubes, funcionários de luxo, sempre bem remunerados em relação à grande maioria dos trabalhadores do país. Quando eles eram vendidos, recebiam os 15% do valor do passe e faziam seu pé de meia. Além disso, faziam grandes contratos e enchiam os bolsos. Isso é ser escravo?
Mas, então, quem a lei beneficiou?
Apenas a elite de jogadores, que já ganhavam bem e como já tinham certa idade, 25 a 30 anos, se beneficiaram imediatamente da lei, pegaram seus passes, deixaram os clubes na mão e se mandaram do país. Havia uma cadeia que terminou. Sempre existiram clubes pequenos, médios e grandes e os jogadores iam passando de um para outro, ganhando experiência, crescendo na profissão e ganhando dinheiro por sua qualidade. Agora não existe mais isso, porque são poucos clubes que podem investir na base.
Mas a Lei beneficiou a quem?
Ajudou diretamente o grupo que fez a lei, porque o próprio Pelé tem uma empresa para empresariar jogadores. Tem até técnico que tirou sua casquinha, como o Vanderlei Luxemburgo que alicia jogadores. Ele aliciou o meu goleiro (Fábio) recentemente.
Os clubes não perdem jogadores porque atrasam salários e não recolhem outros benefícios como o Fundo de Garantia - FGTS?
É que os advogados tiraram proveito das falhas da lei. Como pode um juiz liberar um atleta que ganha R$ 30 mil por mês só porque ele não recebe o Fundo de Garantia por um mês? Estes jogadores estão alegando insolvência, falta de recursos para comer. Será que com um salário destes o cara não consegue comer? Então, algo está errado. Mas a Justiça Trabalhista já está revendo estes casos e tenho certeza de que todos os casos de liberação, através de liminar, serão revistos. Vejam aí alguns casos claros, como as ações indenizatórias do Palmeiras e do Corinthians contra o Rogério. O Corinthians também está cobrando o Marcelinho Carioca. Enfim, a verdade vai aparecer agora, infelizmente, com muito atraso porque a Justiça brasileira é lenta.
A Lei Pelé vai mudar e o Lei do Passe vai voltar?
A Lei do Passe não vai voltar, mas com certeza haverá uma mudança à atual legislação, porque os clubes precisam de proteção. Acredito que o ideal é aumentar o prazo de direito dos clubes sobre os jogadores, limitando ou fazendo uma tabela por idade.
Mas existe algum movimento neste sentido?
Claro que existe. Os clubes estão se mobilizando, porque do jeito que está não dá para ficar.
Na semana passada, o Pelé acusou dirigentes de sumirem com o dinheiro de investimentos, citando o Vasco, o Flamengo e o Corinthians?
O Vasco da Gama está interpelando judicialmente ele (Pelé) sobre suas declarações. Se ele confirmar, então tomaremos as providências jurídicas necessárias e cabíveis. Isso não vai passar em branco. O Pelé fala que o dinheiro sumiu, mas a empresa dele participou diretamente do negócio com o Flamengo. Não entendo bem onde ele quer chegar.
Qual o seu partido atual?
CRVG - Clube de Regatas Vasco a Gama.
Qual o valor atual da dívida do Vasco?
Absolutamente nenhum. O Vasco não deve nada à Receita Federal e nem à Previdência. Não fizemos o Refis, mas fizemos recentemente outro acerto com os atrasados. Mas estamos perfeitamente em dia. O clube tem ações, mas estão sendo discutidas na Justiça.
Mas então o Vasco está com problemas financeiros?
Enfrentamos dificuldades há três anos, justamente por causa dos problemas gerados pela Lei Pelé. Não só o Vasco, mas todos os clubes, ficaram órfãos desta maldita lei.
O seu clube não está insolvente, como o Flamengo e outros?
Um clube como o Vasco, de história centenária, jamais vai estar insolvente. Enfrentamos problemas, mas continuamos crescendo. O patrimônio do Vasco continua crescendo.
O que acontece com o Vasco em campo que não vai bem?
O Vasco é um time vencedor. E não precisa ser campeão para ser vencedor, porque somos atração em todos os pontos do brasil e temos um nome forte no país e fora.
Qual o motivo do fracasso do Campeonato Brasileiro?
Esta pergunta deveria ser feita para os idiotas que fizeram este campeonato de pontos corridos. Isso não funciona no Brasil, porque aqui ser terceiro ou quarto lugar não significa nada. Só o título é que vale e é comemorado pela torcida. Esta fórmula é um fracasso, foi feita por idiotas e com a chancela da CBF. Dizem que na Europa funciona, mas lá é outra cultura, outra realidade econômica, outra tradição. O Brasileiro da Série B manteve a fórmula antiga é virou sucesso de público. Esta aí um exemplo, mesmo porque os principais clubes brasileiros não estão na Série B.
Mas a CBF não representa os clubes?
Esta entidade só atrapalha os clubes, porque sua preocupação é apenas com a seleção brasileira. Ela faz amistosos, ganha milhões e deixa os clubes desamparados. Sai a lista de convocação, os clubes são obrigados a ceder seus jogadores e não são recompensados por este prejuízo técnico e financeiro.
Fonte: Futebol Interior
Nenhum comentário:
Postar um comentário